segunda-feira, 24 de outubro de 2016

PREFEITURA E RODOVIÁRIA DE TUTÓIA SEM ENERGIA A QUASE 2 ANOS

Prédio antigo da Prefeitura Municipal de Tutoia nos últimos 20 anos foi abandonado por gestores


Em Tutoia, segue a saga do abandono em um dos mais importantes prédios do município

Desde a emancipação do município no ano de 1938,  são poucas as lembranças de ex. gestores que passaram pela administração que tenham tido um zelo por um dos prédios mais histórico na vida dos tutoienses, em uma cidade política e disputada por alguns coronéis que já ocuparam cargos de primeiros escalões em modelos oligárquicos com passados desoladores.

A Prefeitura Municipal, atualmente com suas estruturas comprometidas já foi atração do passado quando os primeiros gestores de sua história frequentavam para atender o povo e governar o município durante seus 4 anos, mandato esse renovado em eleições municipais. Mas um triste fato herdará o novo Prefeito que assumirá o governo para os próximos quatro anos entre 2017 a 2020, com uma imensa dívida pública, apagar para a Empresa CEMAR-Companhia Energética do Maranhão, nos anos que só se acumulam débitos de taxas de consumo e atualmente está com o fornecimento de energia suspenso há mais de um ano, e recentemente foi matéria de reportagem pela Rede Globo, e até hoje permanece o desligamento. Segundo funcionários com uma dívida não honrada nos últimos meses mesmo já tendo sido renegociadas por diversas vezes.

Uma cidade com quase 70 mil habitantes, um Legislativo sem força para atuar(fiscalizar), com uma entrada de recurso do FPM de quase 9 milhões durante os trinta dias, buscam encontrar respostas com tamanho abandono em um município que detém seus 146 povoados, sua gente tão pacata, hospitaleira, acolhedora, alguns vivem da pesca, agricultura, comércio, outros dos artesanato. etc... da cata do caranguejo, construção civil, turismo, ramo da pousada, enfim assim é Tutoia, mal comandada nos últimos tempo e seus prédios históricos. Não esquecendo da primeira rodoviária da cidade que fica localizada próximo do estádio de futebol que também está há mais de dois anos com a energia desligada com o mesmo problema da Prefeitura, falta de pagamento via Cemar.

Outro setor do município esquecido pela Vigilância sanitária, e é de grande competência do gestor público, é o Mercado Público, já constatado problemas de SAÚDE PÚBLICA. Onde os proprietários de Quiosques, necessitam de orientações de higiene no processo de manter mais conservado os alimentos que serve para consumo humano desde o peixe, frango, camarão, carne, caranguejo, vendas de lanches nas redondezas do Mercado, lanchonetes, barracas mini-restaurantes. etc... um cais do porto com aspecto de total insegurança em diversas já cogitado por uma vereadora que reside nas proximidades, casos de assassinatos ocorridos, suspeitas de vendas de drogas, crescimento da prostituição, casos de vários furtos, empresas instaladas sem muito cuidar da preservação ambiental, de uma bela área que um dia já foi uma das maiores referências portuárias do baixo-parnaíba, que foi Tutoia...

ALERTA

Saneamento básico é a atividade relacionada ao abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades.

Agora ficaremos na torcida e com a certeza que o povo vai compartilhar com o compromisso do novo eleito Prefeito, em resgatar os valores e a dignidade dessa gente.

fonte; Blog Antonio Amaral

  Prefeitura Municipal de Tutoia, a 1 ano e meio sem energia, com um grande débito apagar via Cemar. Centro-Praça Getúlio Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário